As tropas sírias repeliram um ataque lançado pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) contra um aeroporto militar estratégico na província oriental de Deir Ezzor, informou uma ONG neste domingo.
"As tropas e as milícias pró-regime frearam o ataque do EI contra o aeroporto militar de Deir Ezzor", declarou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), acrescentando que ambos os lados sofreram perdas nos combates.
Os jihadistas se retiraram dos arredores da base um dia após terem tomado parte do complexo.
O Observatório indicou que mais de 100 jihadistas morreram nos combates desde quarta-feira, quando lançaram o ataque para tomar o controle do aeroporto. As forças do regime perderam 59 soldados, acrescentou.
A agência de notícias síria Sana ressaltou que o exército "repeliu uma tentativa" do EI de atacar posições na base, sem dar mais detalhes. É a partir deste aeroporto que a aviação síria lança seus ataques jihadistas contra várias áreas do país devastado pela guerra.
Leia mais notícias em Mundo
A província de Deir Ezzor é controlada pelo EI, mas metade de sua capital permanece nas mãos do governo.
A província petrolífera também se situa entre a de Raqa - também controlada pelo EI - e da fronteira com o Iraque. O grupo proclamou um califado em junho abrangendo os dois países.