O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) tomou neste sábado ao amanhecer uma parte do aeroporto militar de Deir Ezzor, no leste da Síria, onde os combates continuam, informou uma ONG.
O EI também tomou o controle da base de um batalhão de mísseis do Exército em uma colina a sudeste do aeroporto, indicou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).
O aeroporto militar de Deir Ezzor é considerado a única via de abastecimento das forças do governo no leste da Síria. Também é muito importante para os militares, porque é de onde seus aviões e helicópteros decolam para ataques contra posições jihadistas e áreas controladas pelos rebeldes em várias regiões da Síria.
Leia mais notícias em Mundo
[SAIBAMAIS]"O EI lançou o ataque na madrugada, penetrando em partes do aeroporto militar de Deir Ezzor. Desde então, acontecem violentos combates entre os jihadistas e as forças do governo", afirmou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.
A ofensiva ocorre após um ataque suicida liderado pelo EI na entrada principal do aeroporto e de violentos bombardeios de artilharia contra posições das forças governamentais, segundo o OSDH.
A ofensiva jihadista contra o aeroporto começou na quarta-feira e já causou pelo menos 121 mortes de ambos os lados: 70 jihadistas do EI e 51 membros das forças governamentais e milícias aliadas, de acordo com o OSDH.
O EI "decapitou alguns corpos de soldados", disse a ONG, acrescentando que dois franceses estavam entre os jihadistas mortos.
O EI controla a maior parte da província petrolífera de Deir Ezzor, mas metade de sua capital ainda está nas mãos das forças governamentais.
De acordo com o OSDH, violentos combates ocorreram neste sábado na cidade de Deir Ezzor entre os jihadistas e as forças do regime.