A nova cápsula espacial da Nasa, Orion, teve seu lançamento adiado nesta quinta-feira (4/12) devido à presença de um barco nas águas do litoral da Flórida, um problema com o foguete e rajadas de vento.
Contudo, com duas horas de janela de lançamento e 70% das condições climáticas favoráveis, o porta-voz da Nasa, Mike Curie, afirmou que a agência está otimista que a sonda seja lançada ainda nesta quinta-feira, embora nada tenha sido confirmado.
A cápsula Orion representa um investimento de bilhões de dólares e tem o objetivo de preparar o retorno dos Estados Unidos às viagens espaciais tripuladas, superando a conquista da Lua há 40 anos.
Após o seu lançamento da base de Cabo Canaveral, na Flórida (sudeste), a bordo do poderoso foguete Delta IV, a nave não tripulada deve dar duas voltas em volta da Terra e alcançar 5,8 mil quilômetros de altitude.
Isto é 15 vezes mais distante que o ponto onde a Estação Espacial Internacional (ISS) está na órbita da Terra. Quatro ou cinco horas depois, a cápsula voltará, mergulhando no Oceano Pacífico.