Jornal Correio Braziliense

Mundo

Criminoso de guerra nazista Brunner morreu provavelmente na Síria

Nascido em 1912, Brunner era o braço direito de Adolf Eichmann, principal responsável pelo extermínio de judeus durante a II Guerra Mundial

Jerusalém - Um dos criminosos de guerra nazistas mais procurados do mundo, Alo;s Brunner, morreu muito provavelmente na Síria, há quatro anos, disse nesta segunda-feira Efraim Zuroff, diretor em Jerusalém do Centro Simon Wiesenthal.

"Estou quase certo de que Alo;s Brunner não está mais vivo e que morreu há quatro anos, na Síria, onde vivia como refugiado", revelou Zuroff à AFP.

"Obtivemos esta informação de um antigo agente dos serviços de Inteligência da Alemanha e decidimos retirar Brunner da lista de criminosos nazistas procurados", destacou Zuroff.

Nascido em 1912, Brunner era o braço direito de Adolf Eichmann, principal responsável pelo extermínio de judeus durante a II Guerra Mundial.

Brunner foi responsável pela deportação de 128.500 judeus para campos de extermínio e escapou de várias tentativas de assassinato com cartas-bomba, atribuídas ao Mossad, os serviços secretos israelenses.



Na França, Brunner foi - a partir de julho de 1943 - chefe do campo de concentração de Drancy, na região de Paris, e responsável pela deportação para Auschwitz de cerca de 24 mil judeus franceses ou residentes na França.

Brunner também esteve diretamente envolvido na deportação de 47.000 judeus austríacos, 44.000 gregos e 14.000 eslovacos.

"Era um fanático anti-semita, um sádico, que se envolveu totalmente em massacres de judeus europeus", disse Efraim Zuroff.

Segundo o centro Wiesenthal e a imprensa internacional, após a guerra Brunner fugiu para Damasco com o nome de "Georg Fischer". Alemanha e outros países pediram sua extradição, sem sucesso.

Após o provável falecimento de Brunner, o criminoso de guerra nazista mais procurado é agora Gerhard Sommer, um ex-suboficial da 16; Divisão SS Reichsführer, condenado à revelia em junho de 2005 à prisão perpétua pela morte de 560 civis italianos na Toscana (Itália).