Mundo

Fábrica americana libera genérico de remédio experimental contra a Aids

A fábrica de genéricos Mylan anunciou, em um comunicado, que a Gilead lhe concedeu os direitos não exclusivos de fabricação e distribuição do princípio ativo do remédio em questão

Agência France-Presse
postado em 01/12/2014 19:03
NOVA YORK- O grupo de biotecnologia americano Gilead Sciences autorizou nesta segunda-feira aos países em vias de desenvolvimento um genérico de seu medicamento experimental contra o HIV, o Tenofovir Alafenamida Fumarato, conhecido pela sigla TAF.

A fábrica americana de genéricos Mylan anunciou, em um comunicado, que a Gilead lhe concedeu os direitos não exclusivos de fabricação e distribuição do princípio ativo do remédio em questão.

No entanto, segundo o texto, o acordo está submetido à homologação do tratamento por parte das autoridades de saúde americanas.

Destinado ao tratamento do HIV e da hepatite B, o TAF se encontra atualmente na fase 3 de seu desenvolvimento, ou seja, que antecede uma eventual comercialização após a autorização das autoridades sanitárias. Concretamente, o Gilead está fazendo os últimos testes clínicos para verificar a segurança e a eficácia do medicamento.

Outros fabricantes de genéricos na China e na Índia receberam uma autorização similar, através da Comunidade de Patentes para Medicamentos (CMB).

As modalidades financeiras destes acordos, que têm como objetivo melhorar o acesso aos tratamentos nos países em desenvolvimento, não foram reveladas.

Recentemente, a Gilead assinou acordos similares para o Solvadi, seu medicamento contra a hepatite C.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação