Maiduguri - Duas explosões abalaram nesta segunda-feira (1;/12) um mercado da cidade nigeriana de Maiguduri, onde duas mulheres-bomba atacaram na semana passada e deixaram 45 mortos, informaram testemunhas.
"Uma mulher de meia-idade se aproximou dos vendedores de frango, mas alguns milicianos que estavam perto pediram para verificar suas bolsas", afirmou uma testemunha, Ahmad Sanusi.
"A mulher se recusou, argumentando que levava apenas mercadorias. Durante a discussão, algumas pessoas se aproximaram e então ela detonou os explosivos", disse Sanusi.
"Depois da primeira explosão, uma segunda bomba foi detonada", afirmou Goni Abba, outra testemunha, que citou mortos nos ataques. As autoridades não divulgaram um balanço oficial, mas o exército e representantes da Cruz Vermelha estavam no local.
Na terça-feira da semana passada, duas mulheres detonaram as cargas que escondiam sob os hijab (véu integral). A mesma praça foi atacada em 1; de julho, quando pelo menos 15 pessoas morreram.
Maiduguri, capital do estado de Borno, reduto histórico do grupo extremista Boko Haram no nordeste do país, é cenário há alguns anos de confrontos entre os islamitas e as forças de segurança.
O Boko Haram afirma que instaurou no nordeste da Nigéria uma ;califado;, onde controla mais de 20 cidades e amplas faixas de território.
Desde 2009, os ataques do Boko Haram e a repressão das forças de segurança provocaram mais de 13 mil mortes.