Jornal Correio Braziliense

Mundo

Enfermeira tcheca é acusada de envenenar seis pacientes com potássio

A mulher, que a imprensa identificou como Vera Maresova, de 50 anos, enfrentou inicialmente em agosto uma acusação de homicídio que teria cometido em junho

PRAGA - Uma enfermeira tcheca foi acusada de envenenar com altas doses de potássio seis pacientes nos últimos quatro anos, informaram nesta quinta-feira responsáveis judiciais.

A mulher, que a imprensa identificou como Vera Maresova, de 50 anos, enfrentou inicialmente em agosto uma acusação de homicídio que teria cometido em junho.


Contudo, durante a investigação, os fiscais ampliaram a acusação para cinco novos casos de pacientes que morreram no hospital de Rumburk, 100 quilômetros ao norte de Praga, quando eram cuidados por ela.

A enfermeira, que pode ser condenada à prisão perpétua, foi detida para que não possa fugir ou se esconder, declarou o juiz Jan Tichy, citado pela agência CTK.

Doses significativas de potássio podem causar uma parada cardíaca. A substância faz parte do composto das injeções utilizadas para executar condenados à morte nos Estados Unidos.