Jornal Correio Braziliense

Mundo

Ataque aéreo atinge único aeroporto em serviço na capital líbia

Um caça voando a baixa altitude disparou dois mísseis contra o aeroporto de Mitiga

Trípoli - Um ataque aéreo visou nesta segunda-feira (24/11) a pista de pouso do único aeroporto ainda em funcionamento na capital líbia Trípoli, relataram testemunhas e uma fonte de segurança do aeroporto.

Um caça voando a baixa altitude disparou dois mísseis contra o aeroporto de Mitiga, controlado pelas milícias da Fajr Libya, hostis ao governo reconhecido pela comunidade internacional, segundo as testemunhas.

Uma fonte no aeroporto confirmou o ataque, sem ser capaz de especificar a sua origem. Ela indicou que o ataque não causou danos ao terminal ou à pista. Os voos foram temporariamente desviados para o aeroporto de Misrata, 200 km a leste de Tripoli, disse a fonte.

O aeroporto militar de Mitiga, localizado no leste da capital, foi aberto ao tráfego civil após o fechamento do Aeroporto Internacional de Tripoli, severamente danificado durante os combates entre milícias rivais.



Está sob controle das forças da Fajr Lybia, que tomou Tripoli em agosto. O governo reconhecido pela comunidade internacional precisou se refugiar no leste do país. O aeroporto internacional, uma instalação estratégica localizada ao sul da capital, está sob o controle da Fajr Lybia desde agosto.

Desde a queda em 2011 do regime de Muammar Khaddafi, as autoridades de transição não conseguem consolidar seu controle sobre as muitas milícias, incluindo islâmicas, que fazem sua lei em um país no caos.