Bogota - A guerrilha das Farc sinalizou com um gesto de paz ao anunciar a libertação de cinco reféns na esperanca de isso permita a retomar o processo de paz o mais rápido possível, segundo afirmou Pablo Catatumbo, terceiro na hierarquia do grupo, nesta quinta-feira (20/11).
"Isto que estamos fazendo é um gesto de paz, de reconciliação, de boa vontade e de compromisso com a paz", disse o líder rebelde à rádio RCN de Havana, onde participa como representante das Farc nas negociações com o governo de Juan Manuel Santos para encerrar o conflito armado que já dura 50 anos.
[SAIBAMAIS]"Estamos dispostos a libertar (os sequestrados) o mais rápido possível", disse Catatumbo, que ressaltou o papel do líder máximo das Farc, conhecido como Timochenko, e de Cuba e Noruega nas negociação para as condições de entrega.
Santos, que suspendeu as negociações após a captura de um general do Exército, disse na segunda-feira (17/11) em rede nacional que o compromisso das Farc com a paz estava "posto à prova".