Madri - A espanhola María del Rosario Cayetana Fitz-James Stuart y Silva, a duquesa de Alba, aristocrata com maior número de títulos no mundo, conhecida por sua vida social e suas excentricidades, morreu nesta quinta-feira (20/11) aos 88 anos, informou um porta-voz da família.
"Ela faleceu esta manhã", afirmou um porta-voz do Palácio de Dueñas, residência da duquesa em Sevilha, a cidade andaluza onde vivia e onde foi hospitalizada no domingo devido a uma pneumonia.
Milhares de pessoas compareceram à capela ardente na Prefeitura da cidade, onde seu caixão foi exposto com a bandeira da Espanha e o escudo da Casa de Alba. O velório deve durar até todos os sevilhanos se despedirem, assegurou o prefeito Juan Ignacio Zoido.
Os reis da Espanha, Felipe VI e Letizia, ligaram para a família para manifestar seus pêsames e enviaram coroas de flores. O chefe do governo espanhol, o conservador Mariano Rajoy, também enviou um telegrama de condolências.
Os funerais estão marcados para o início da tarde de sexta-feira (21/11) na catedral da cidade. A duquesa será cremada e suas cinzas repousarão em uma das capelas laterais do Santuário da Irmandade de Cristo dos Ciganos.