Jornal Correio Braziliense

Mundo

Senado dos EUA rejeita por um voto construção de oleoduto Keystone

A construção do oleoduto para transportar areia betuminosa de Alberta, no oeste do Canadá, até refinarias no Golfo do México, é uma prioridade para os republicanos, que controlarão as duas câmaras do Congresso a partir de janeiro

Washington - O Senado americano rejeitou por estreita margem um projeto de lei que aprovaria a construção do oleoduto Keystone XL entre Estados Unidos e Canadá, uma obra suspensa há seis meses pelo governo Barack Obama.

Apenas 59 senadores votaram a favor da medida, que daria luz verde ao projeto, quando eram necessários 60 votos, visto que a maioria dos democratas são hostis à obra, por causa dos riscos ambientais que encerra.



A construção do oleoduto para transportar areia betuminosa de Alberta, no oeste do Canadá, até refinarias no Golfo do México, é uma prioridade para os republicanos, que controlarão as duas câmaras do Congresso a partir de janeiro.

O oleoduto virou um símbolo da oposição republicana e seu desejo de concentrar esforços no auge das energias fósseis nos Estados Unidos que, segundo os republicanos, permitiria criar 40.000 empregos e melhorar a independência energética do país.