Washington - O grupo radical Al-Qaeda do Magreb (Aqmi) divulgou nesta segunda-feira (17/11) um vídeo de Serge Lazarevic, o único francês que ainda está sendo mantido como refém no mundo, junto com um holandês, informou o centro americano de monitoramento de sites jihadistas SITE.
O governo francês confirmou a autenticidade do vídeo, e revelou que "o presidente da República está em contato permanente com as autoridades dos países da região para utilizar todas as formas de diálogo que permitam obter a libertação do nosso refém", sequestrado no Mali em 2011.
O refém francês não indica quando o vídeo foi gravado, mas o holandês, Sraak Rijke, fala de uma filmagem feita em 26 de setembro, ou seja, o milésimo dia de sua detenção, revela o SITE.
Em um curto vídeo, Serge Lazarevic diz em francês que está doente. Ele é filmado na cabine de uma picape, com barba e usando uma túnica tuaregue tradicional.
Serge Lazarevic foi sequestrado junto com outro francês, Philippe Verdon. Ambos viajavam a negócios. Verdon foi encontrado morto com um tiro na cabeça em julho de 2013, seis meses depois do início da mobilização das forças francesas no Mali.
No dia 6 de novembro, o presidente François Hollande revelou que Lazarevic ainda estava vivo.