Jornal Correio Braziliense

Mundo

Explosão de carro-bomba mata seis em posto de gasolina na Nigéria

Um veículo se chocou contra um caminhão-tanque, em um posto de gasolina de Kano, a maior cidade da Nigéria, provocando uma enorme explosão

Kano - Pelo menos seis pessoas, entre elas três policiais, morreram nesta sexta-feira na Nigéria, em um aparente atentado suicida no norte do país.

Um veículo se chocou contra um caminhão-tanque, em um posto de gasolina de Kano, a maior cidade da Nigéria, provocando uma enorme explosão - relataram testemunhas.

"Um homem que dirigia um Toyota Sienna entrou no posto, como se fosse comprar combustível. O veículo explodiu, deixando seis mortos, incluindo três policiais", disse aos jornalistas o delegado de polícia de Kano, Adelenre Shinaba.



"Trata-se, obviamente, de um ataque suicida", afirmou, referindo-se aos "terroristas", contra os quais as forças de segurança lutam, em uma clara alusão ao grupo islâmico Boko Haram.

A explosão, que teria ocorrido por volta das 19h30 (16h30 no horário de Brasília), deixou o posto de gasolina de Nagarshiku em chamas e atingiu uma rodoviária próxima, contou por telefone à AFP Yussuf Mamuda, que viu a deflagração.

Os islamitas do Boko Haram já conquistaram vastos territórios no nordeste do país, sobretudo, nos estados de Borno, Adamawa e Yobe. O grupo afirma ter criado um "califado islâmico" na região.