Santiago - Uma falha elétrica provocou o fechamento de três linhas de metrô de Santiago no horário de pico na manhã desta sexta-feira (14/11), o que afetou o deslocamento de entre 400 mil e 500 mil pessoas na capital do Chile.
A empresa Metrô de Santiago informou às 6h30 o fechamento as linhas um, dois e cinco por um "inconveniente elétrico" na estação Moneda, diante do palácio de governo.
Três horas mais tarde, o serviço havia sido restabelecido apenas parcialmente entre algumas estações das linhas um (a mais movimentada) e cinco. A linha dois estava totalmente operacional.
A falha foi provocada por um curto-circuito de origem indeterminada, segundo a empresa. Durante a manhã, milhares de pessoas lotaram os pontos de ônibus em busca de alternativas, em meio ao gigantesco engarrafamento nas ruas da capital.
O ministro dos Transportes, Andrés Gómez-Lobo, informou que o sistema público de Transantiago foi reforçado com 150 ônibus. "Entre 400.000 e 500.000 pessoas foram afetadas pelo corte", afirmou Gómez-Lobo, que pediu paciência à população.
Esta é a terceira falha registrada em 2014 no metrô de Santiago, um sistema de transporte vital para a capital chilena, de quase sete milhões de habitantes.