Jornal Correio Braziliense

Mundo

Coalizão internacional se reúne nos EUA para planejar guerra ao EI

Cerca de 200 pessoas vão se reunir por mais de uma semana na sede do Comando Central americano

Washington- Funcionários militares de mais de 30 países da coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o grupo Estado Islâmico (EI) vão se reunir nesta quarta-feira (12/11), em uma base americana, para planejar a guerra contra os jihadistas - informou o Exército dos EUA.

Cerca de 200 pessoas vão se reunir por mais de uma semana na base MacDill, em Tampa (sudeste), sede do Comando Central americano. O órgão supervisiona a guerra aérea contra o EI no Iraque e na Síria.



"A conferência é uma oportunidade para os sócios da coalizão estreitarem relações, promoverem o desenvolvimento e aperfeiçoarem os planos de campanha militares para enfraquecer e derrotar o EI", informou o Comando Central em um comunicado. A reunião vai até 21 de novembro.

Há mais de três meses, aviões de guerra americanos e de outros países começaram ataques contra o EI no Iraque e na Síria. Apesar da ofensiva aérea diária, o Estado Islâmico continua avançando em algumas áreas e tem o controle de cidades-chave em ambos os países.