Washington- Funcionários militares de mais de 30 países da coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o grupo Estado Islâmico (EI) vão se reunir nesta quarta-feira (12/11), em uma base americana, para planejar a guerra contra os jihadistas - informou o Exército dos EUA.
Cerca de 200 pessoas vão se reunir por mais de uma semana na base MacDill, em Tampa (sudeste), sede do Comando Central americano. O órgão supervisiona a guerra aérea contra o EI no Iraque e na Síria.
"A conferência é uma oportunidade para os sócios da coalizão estreitarem relações, promoverem o desenvolvimento e aperfeiçoarem os planos de campanha militares para enfraquecer e derrotar o EI", informou o Comando Central em um comunicado. A reunião vai até 21 de novembro.
Há mais de três meses, aviões de guerra americanos e de outros países começaram ataques contra o EI no Iraque e na Síria. Apesar da ofensiva aérea diária, o Estado Islâmico continua avançando em algumas áreas e tem o controle de cidades-chave em ambos os países.