Kano - Ao menos dez pessoas morreram nesta quarta-feira (12/11) em uma explosão em um instituto de formação de docentes no noroeste da Nigéria, informou uma estudante, para quem este atentado foi cometido por duas mulheres suicidas.
A explosão ocorreu no momento em que os alunos estavam fazendo provas neste estabelecimento da cidade de Kontagora, a cerca de 150 km de Minna, a capital do estado de Níger.
O ataque não foi reivindicado, mas acontece dois dias após um atentado a bomba em uma escola de meninos em Potiskum, no estado de Yobe (nordeste), que fez cerca de 50 vítimas entre os estudantes e que foi atribuído ao grupo islamita Boko Haram.
Ibrahim Bamgari, porta-voz da polícia do Estado do Níger, confirmou à AFP o ocorrido no Colégio Federal de Educação de Kontagora, mas não sabia dizer se havia vítimas. Uma estudante, Mary Okafor, que se encontrava no local, informou à AFP que ao menos dez pessoas morreram e várias sofreram ferimentos.
Segundo esta estudante, o atentado aconteceu no momento em que os alunos realizavam as provas de final de semestre. "Vimos corpos pelo chão, entre a biblioteca e o dormitório feminino. Entre os corpos, o de duas vítimas estavam desmembrados. Acreditamos se tratar de duas suicidas", relatou.
Os mortos e os feridos foram levados ao hospital geral da cidade, segundo a estudante. "Pediram para que deixássemos a escola e as autoridades ordenaram o fechamento de todas as escolas da região".
[SAIBAMAIS]O Boko Haram, cujo nome significa "A educação ocidental é um pecado" em haussa, tem realizado inúmeros atentados contra estabelecimentos escolares desde o início de sua insurreição há cinco anos, fazendo mais de 10.000 mortos.
A maior parte dos incidentes se concentra no nordeste do país, reduto histórico do grupo.