Jornal Correio Braziliense

Mundo

Exército de Azerbaijão derruba helicóptero militar da Armênia

Destroços do helicóptero caíram no território de Nagorno-Karabakh, uma região separatista de maioria armênia

Baku - O exército do Azerbaijão derrubou nesta quarta-feira (12/11) um helicóptero militar da Armênia, informou o ministério da Defesa em Baku, o incidente mais grave desde o fim da guerra entre os dois países pela disputa da região de Nagorno-Karabakh, em 1994.

"Em 12 de novembro, um helicóptero de combate MI-24 tentou atacar posições do exército do Azerbaijão, perto da região de Agdam (em Nagorno-Karabakh). O helicóptero foi abatido", disse o ministério.

De acordo com Baku, os destroços do helicóptero caíram no território de Nagorno-Karabakh, uma região separatista de maioria armênia. O ministério da Defesa separatista de Nagorno-Karabakh confirmou que seu helicóptero foi derrubado pelo exército do Azerbaijão quando "realizava um voo de treinamento como parte de exercícios militares".

As forças azerbaijanas "continuam atirando intensamente contra o local da queda, com diferentes armas de pequeno calibre", destacou o ministério separatista. Os confrontos se tornaram mais intenso nos últimos meses perto de Nagorno-Karabakh. Os dois lados trocam acusações de ataques que deixaram mortos desde agosto.

Incorporado ao Azerbaijão na época soviética, Nagorno-Karabakh foi cenário de uma guerra que deixou 30.000 mortos e mais de 100.000 refugiados entre 1988 e 1994.



Um acordo de cessar-fogo foi assinado em 1994, mas Baku e Yerevan não conseguem chegar a um consenso sobre o status da região, que continua sendo uma fonte de tensão no Cáucaso Sul, uma zona estratégica situada no Irã, Rússia e Turquia.