Sanaa - Dezenas de pessoas morreram nesta quarta-feira (12/11) em um atentado que teve xiitas como alvos na cidade de Rada, região central do Iêmen.
O ataque teve como alvo a casa de um líder tribal no momento em que vários combatentes do movimento xiita Ansaruallah estavam no local, segundo fontes militares.
A explosão foi a mais potente registrada na cidade da província de Baida desde a chegada em outubro dos combatentes xiitas, chamados huthis. Os moradores afirmaram que a explosão foi ouvida em toda a cidade, habitada por sunitas e xiitas.
O atentado não foi reivindicado e ainda não foi possível determinar se foi cometido por um homem-bomba ou com a ajuda de um carro-bomba. Depois de assumir o controle da capital iemenita, Sanaa, em setembro, os combatentes xiitas do Ansaruallah ampliaram sua área de influência para o oeste e sul do país.
A chegada do grupo a Rada - onde a Al-Qaeda está bem implantada - provocou uma forte resistência e algumas tribos sunitas se aliaram com a rede extremista para tentar expulsar os milicianos xiitas.