WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu na Casa Branca, nesta sexta-feira, os novos líderes do Congresso, três dias depois da fragorosa derrota dos democratas nas eleições de meio de mandato.
"Os americanos desejam que as coisas avancem em Washington. Acho que estão frustrados com os bloqueios", afirmou Obama horas antes do encontro, durante o qual prometeu não julgar as ideias segundo critérios partidários.
"Eles desejam ver mais cooperação, e é responsabilidade de todos - minha em particular - tentar fazer que isso aconteça", frisou Obama.
"Não julgarei as ideias por sua origem democrata, ou republicana. Vou julgá-las por sua eficácia", prometeu Obama, destacando que buscará acordos com a nova legislatura em relação ao combate ao vírus Ebola e à luta contra o Estado Islâmico, grupo que controla faixas de território no Iraque e na Síria.
Participaram da reunião os líderes republicanos no Senado e na Câmara de Representantes, Mitch McConnell e John Boehner, respectivamente, assim como os líderes democratas nas mesmas Câmaras, Harry Reid e Nancy Pelosi.