Jornal Correio Braziliense

Mundo

Líder republicano alerta Obama sobre ação unilateral na imigração

'Eu disse ao presidente que, se agir unilateralmente, sozinho, acima de seus poderes, envenenará a água do poço e não haverá qualquer possibilidade de que a reforma da imigração seja aprovada por esse Congresso', afirmou John Boehner

Washington - O presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, o republicano John Boehner, lançou uma dura advertência a Barack Obama nesta quinta-feira (6/11), depois que o democrata garantiu que agirá por decreto na questão imigratória, se não houver acordo no Congresso.

"Eu disse ao presidente que, se agir unilateralmente, sozinho, acima de seus poderes, envenenará a água do poço e não haverá qualquer possibilidade de que a reforma da imigração seja aprovada por esse Congresso", afirmou John Boehner, em entrevista coletiva no Capitólio, dois dias depois da vitória de seu partido nas eleições de meio de mandato.

Leia mais notícias em Mundo


"Quando se brinca com fogo, você corre o risco de se queimar, e (Obama) vai se queimar se insistir nesse caminho. Os americanos enviaram uma mensagem clara no momento das eleições: querem que aja, mas não querem que o presidente aja de modo unilateral ", completou Boehner.

O líder republicano não se opõe pessoalmente à reforma, mas o ambicioso texto adotado pelo Senado em 2013 nunca chegou a ser tratado na Câmara. Parte dos representantes conservadores resiste fortemente a qualquer tipo de regularização dos imigrantes em situação ilegal.

O tema da imigração se anuncia como o primeiro que deverá causar fricção entre Obama e o novo Congresso. Os congressistas recém-eleitos assumem em janeiro de 2015.