Jornal Correio Braziliense

Mundo

Resultados provisórios das eleições norte-americanas são divulgados

Nesta eleição, onde mais de um terço (36) das 100 vagas do Senado se renova, os republicanos já passaram de 45, chegando a 52 até o momento

Washington - Os republicanos foram os grandes ganhadores das eleições legislativas de meio de mandato, terça-feira (5/11), nos Estados Unidos. Segue abaixo a lista com os principais resultados provisórios da eleição, segundo diferentes veículos da imprensa americana:

Senado

Nesta eleição, onde mais de um terço (36) das 100 vagas do Senado se renova, os republicanos já passaram de 45, chegando a 52 até o momento. Ainda podem atingir 54 assentos. Os democratas, que controlavam a maioria desde 2006, perderam sete cadeiras, caindo de 55 para 45 senadores. Esse número inclui dois independentes que agora votam com os democratas.

Os resultados finais ainda não foram divulgados na Virgínia (leste), onde o candidato democrata proclamou vitória; e no Alasca, onde o democrata em final de mandato se dirige para uma provável derrota.

Um segundo turno será organizado em 6 de dezembro em Louisiana (sul), já que nenhum dos dois candidatos atingiu 50% dos votos na terça-feira. Também nesse estado o candidato democrata em final de mandato enfrenta dificuldades para manter o cargo.

Câmara de representantes

Os republicanos ganharam pelo menos 14 cadeiras das 435 da Câmara, que seria totalmente renovada na terça-feira. Ainda à espera dos resultados definitivos, os republicanos já contam com 243 vagas contra as atuais 235.

Segundo os últimos resultados, os democratas passariam para 177, menos do que as atuais 200 cadeiras. A apuração continua em 15 distritos eleitorais.

Governadores

Os republicanos conseguiram mais três estados dos 36 que escolheram um novo governador na terça-feira, com destaque para Massachusetts e Maryland, redutos democratas.

O país conta agora com 31 governadores republicanos e 16 democratas. Três eleições se mantêm indefinidas: Alasca, Connecticut e Vermont.

Referendos


Salário mínimo: o aumento foi aprovado pelos eleitores de quatro estados - Alasca, Arkansas, Nebraska e Dakota do Sul. Cannabis: legalização aprovada em Oregon, Alasca e na capital federal, Washington, D.C., onde o Congresso pode aplicar seu veto (a legislação de Washington não permite a venda). Na Flórida, a consulta não atingiu os 60% necessários para autorizar o uso médico de cannabis.



Aborto: fracasso dos referendos antiaborto no Colorado e na Dakota do Norte. OGM: a obrigatoriedade de rótulo nos alimentos OGM foi derrotada no Colorado. A apuração continua em Oregon.