México- O furacão Vance perdeu força nesta terça-feira (4/11) e avançava como tempestade tropical para a costa do Pacífico mexicano, informou a estatal Comissão Nacional da Água mexicana (Conagua).
"Agora, como tempestade tropical, Vance está 460 km a sudoeste de Mazatlán", cidade costeira da região de Sinaloa (noroeste), detalhou em sua conta no microblog Twitter o diretor da Conagua, David Korenfeld.
Vance, que no domingo ganhou força para se tornar um furacão de categoria 2 na escala Saffir-Simpson (de no máximo 5 níveis), segue na direção norte-noroeste a 20 km/h, acompanhado de ventos sustentados de 115 km/h, explicou Korenfeld.
No último informe da Conagua, divulgado às 13h de Brasília, Vance estava 545 km a sudoeste de Mazatlán e as autoridades mexicanas emitiram um alerta por causa dos ventos desta cidade até Topolobampo, cidade situada 430 km ao norte e também pertencente a Sinaloa.
Segundo a trajetória prevista pela Conagua, Vance não voltará a ganhar força de furacão e na quarta-feira (5/11) se abaterá na costa de Sinaloa. O furacão mais destrutivo da atual temporada no México foi Odile, que provocou danos milionários em setembro no balneário turístico de Los Cabos (península de Baja California, noroeste), deixando seis mortos.