Bucareste - A batalha pela presidência da Romênia será acirrada, após a vitória mais apertada do que o previsto no primeiro turno do primeiro-ministro Victor Ponta, em uma eleição considerada crucial no país. O social-democrata Victor Ponta, 42 anos e ex-promotor, ganhou o primeiro turno, realizado no domingo, e enfrentará o rival conservador Klaus Iohannis no segundo turno.
Victor Ponta, primeiro-ministro desde 2012, destacou especialmente durante a campanha seu balanço econômico. Iohannis, 55 anos, se comprometeu a ampliar a todo o país o modelo de desenvolvimento econômico de sua cidade natal, Sibiu (centro), que governa desde 2000. O novo chefe de Estado encerrará os 10 anos de poder do presidente em final de mandato, Traian Basescu, de centro direita.
Segundo país mais pobre da União Europeia, em 2013, a Romênia teve uma das mais altas taxas de crescimento do bloco, 3,5%. A criação de vários impostos na freou, porém, o ânimo dos investidores, e o país entrou em recessão no segundo trimestre. Para 2014, espera-se um crescimento de 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB).
Na Romênia, o presidente é eleito para um mandato de cinco anos. É responsável pela Política Externa e pelas nomeações dos funcionários do alto escalão do governo.