Jornal Correio Braziliense

Mundo

Israel fecha duas passagens de fronteira com a Faixa de Gaza

A medida foi adotada depois que um foguete atingiu o sul de Israel na sexta-feira

Jerusalém - Israel fechou duas passagens de fronteira com a Faixa de Gaza até nova ordem, após o lançamento na sexta-feira de um foguete a partir desta localidade palestina contra o território israelense. Gaza está isolada do resto do mundo pela primeira vez desde o fim da guerra de agosto. "Os pontos de passagem para pessoas e mercadorias de Erez e de Kerem Shalom foram fechados até nova ordem, exceto para a ajuda humanitária", afirmou uma fonte militar.

[SAIBAMAIS]A medida foi adotada depois que um foguete atingiu o sul de Israel na sexta-feira, sem provocar vítimas ou danos. O projétil foi o primeiro lançado contra o território de Israel desde 16 de setembro e o segundo desde o fim da operação Barreira Protetora, que o exército israelense realizou em julho e agosto contra o movimento islamista palestino Hamas em Gaza.

Como do lado egípcio, em Rafah, o único ponto de passagem não controlado pelos israelenses também está fechado, a Faixa de Gaza, já submetida ao bloqueio israelenses e egípcio, está isolada do resto do mundo por tempo indeterminado.

Leia mais notícias em Mundo

Musa Abu Marzuq, líder do Hamas, acusou Israel de infligir um "castigo coletivo" aos moradores de Gaza e de "romper os compromissos assumidos durante o cessar-fogo". Quase 1,8 milhão de pessoas vivem na Faixa de Gaza.

Israelenses e palestinos devem retomar em breve as negociações indiretas no Cairo para consolidar o cessar-fogo de 26 de agosto, que acabou com 50 dias de uma guerra que matou mais de 2.140 palestinos, em sua maioria civis, e 73 israelenses, a maior parte militares.