Nantes - Violentos incidentes deixaram pelo menos cinco feridos neste sábado, em Nantes (oeste da França), em um protesto realizado seis dias depois da morte de um jovem ambientalista em confrontos com a polícia. Três manifestantes foram atingidos na perna, de acordo com os jornalistas da AFP no local. Já a prefeitura informou que dois homens das forças policiais ficaram levemente feridos.
Os choques continuavam no centro da cidade, neste sábado à tarde, entre centenas de manifestantes e a polícia. Os agentes responderam com granadas de gás lacrimogêneo e balas de borracha aos ataques dos ativistas, que jogaram garrafas e outros objetos nos policiais. Um manifestante foi ferido nas costas.
Leia mais notícias em Mundo
O protesto, que reuniu cerca de 800 pessoas, segundo a polícia, foi organizado "contra os atos de violência policial" e convocado por movimentos radicais anticapitalistas. Há seis dias, o jovem Rémi Fraisse, de 21 anos, morreu em confrontos com a polícia durante um protesto no lugar onde uma represa seria construída, em Sivens (sudoeste). A obra foi suspensa.
Essa morte é a primeira a ocorrer em uma manifestação reprimida pela polícia na França metropolitana desde 1986. A investigação apontou que o rapaz morreu vítima da explosão de uma granada ofensiva lançada pelos gendarmes.