O presidente da Índia, Pranab Mukherjee, membros da família Nehru-Gandhi e líderes do partido Congresso participaram nesta sexta-feira (31/10) em uma discreta homenagem à primeira-ministra Indira Gandhi em seu 30; aniversário de seu assassinato.
Nenhum ministro do novo governo indiano esteve presente ao ato em homenagem a Indira Gandhi, assassinada por dois de seus guarda-costas sikhs em 31 de outubro de 1984, em represália por ter ordenado um ataque contra o Templo de Ouro de Amritsar.
"Acompanho meus compatriotas ao recordar a ex-primeira-ministra Indira Gandhi no aniversário de sua morte", afirmou o primeiro-ministro conservador Narendra Modi em um tuíte. en un tuit a sus 7,4 millones de seguidores.
No entanto, pela primeira vez, nenhum representante do governo acompanhou a cerimônia anual no Memorial Gandhi, indicou a imprensa local.
Sonia, 67 anos e a nora de Indira Gandhi, que envolveu a cabeça da estadista em sua saia enquanto ela sangrava, liderou a comitiva de homenagem acompanhada por seu filho, Rahul, de 44 anos, herdeiro da dinastia no partido Congresso, que dominou a vida política da Índia depois da independência.