Jornal Correio Braziliense

Mundo

Jovem com câncer terminal repensa decisão de sofrer eutanásia nos EUA

Brittany diz que no momento se sente bem, mas não descarta a possibilidade de ainda tirar a própria vida

[VIDEO1]

A dois dias de cumprir a promessa de tirar a própria vida, a norte-americana Brittany Maynard divulgou um vídeo em que diz repensar sua decisão. Diagnosticada com câncer terminal no cérebro em janeiro deste ano, a jovem planejou sua morte para 1; de novembro, um dia após o aniversário do marido. Ela pretendia tomar um comprimido receitado pelo médico e dormir cercada por parentes, embalada pela sua música favorita. Para isso, ela teve de se mudar do estado onde cresceu, Califórnia, pois a eutanásia não é permitida pelas leis locais, para Oregon, estado onde o desejo da jovem poderia ser realizado.

"Eu ainda me sinto bem o suficiente, ainda tenho bastante alegria e ainda sorrio com a minha família e amigos o suficiente para que agora não pareça ser o momento certo;, acredita. Para Brittany, se o dia 2 de novembro chegar e ela continuar viva, ela saberá que tem muito amor e que a decisão virá mais tarde. Se optar pela morte, espera que sua família continue orgulhosa da decisão.

No vídeo, a jovem também conta como tem vivido nos últimos meses. ;Eu saio e faço o que posso. Caminho com o meu marido, com minha família e meu cão.; Para ela, a parte difícil é ter mudado tanto em tão pouco tempo. Brittany não gosta de ser fotografada e não costuma se olhar no espelho. ;Nos últimos três meses engordei 11 quilos. Meu corpo mudou tão rápido, você realmente para de se reconhecer.;



No vídeo, o marido Dan desabafa emocionado: ;Parece tão clichê viver um dia de cada vez, mas esta é a única forma que temos de passar por isso;. Debbie, a mãe, diz que seu trabalho não é dizer à filha como ela deve viver ou morrer e, sim, amá-la.

Apoiada pela família, Brittany decidiu travar outra luta antes de partir. Ela lançou uma campanha para conseguir na Justiça o direito de escolha de uma morte amparada pela lei. Com a criação da fundação The Brittany Maynard Fund, a jovem viaja pelos estados em busca de apoio.