Jornal Correio Braziliense

Mundo

Ucrânia pedirá aos EUA e União Europeia ajuda para pagar pelo gás russo

"Vou conversar por telefone como vice-presidente americano Joe Biden e a chefe de Governo alemã Angela Merkel para falar de instrumentos financeiros que permitam pagar nossas faturas de energia", declarou Iatsenuk

Kiev - Ucrânia pedirá aos Estados Unidos e à União Europeia que ajudem a pagar suas dívida relativa ao gás russo, informou nesta quinta-feira (30/10) o primeiro-ministro ucraniano Arseni Iatsenuk.

"Vou conversar por telefone como vice-presidente americano Joe Biden e a chefe de Governo alemã Angela Merkel para falar de instrumentos financeiros que permitam pagar nossas faturas de energia", declarou Iatsenuk no conselho de ministro em Kiev.

Além do conflito militar no leste da Ucrânia, Kiev e Moscou estão confrontados com a questão do gás desde que o grupo público russo Gazprom aumentou o preço do fornecimento a um nível sem equivalente na Europa, após a chegada dos pró-ocidentais ao poder na Ucrânia.



Moscou suspendeu o fornecimento para a Ucrânia em junho, depois que Kiev se negou a pagar a nova tarifa imposta. Vários ciclos de negociação, incluindo a participação da UE, fracassaram até agora.