Jornal Correio Braziliense

Mundo

Combates em Benghazi deixam 200 mortos em 15 dias

As forças pró-governamentais, que iniciaram uma contra-ofensiva para retomar Benghazi, enfrentam milicianos islâmicos em vários bairros, segundo um correspondente

Bengasi - Ao menos 10 pessoas morreram nesta quarta-feira na cidade de Benghazi, no leste da Líbia, aumentando para 201 o total de vítimas nos confrontos entre o Exército e uma milícia islâmica, nas últimas duas semanas.

Sete pessoas faleceram quando um disparo de artilharia atingiu uma tenda fúnebre no bairro Al Mayuri, no leste da cidade, indicaram fontes médicas.

As forças pró-governamentais, que iniciaram uma contra-ofensiva para retomar Benghazi, enfrentam milicianos islâmicos em vários bairros, segundo um correspondente da AFP.



Um porta-voz do Exército, coronel Ahmed al Mesmari, assegurou que ocorreram "intensos combates" quando tropas fiéis ao general Khalifa Haftar e do Exército líbio atacaram dois grupos armados que ocupam a cidade desde julho.

A Força Aérea, aliada de Haftar, realizou diversos ataques em Benghazi contra militantes da Ansar al Sharia, informou uma fonte militar.

Esse grupo jihadista é considerado por Washington uma organização terrorista devido a sua participação no assalto ao consulado americano de Benghazi, em 2012.