Mundo

Estados Unidos revisam medidas para viajantes por causa do ebola

O Centro de Controle e Prevenção das Doenças propôs que todas as pessoas vindas dos países africanos afetados pela epidemia passem por exames

Agência France-Presse
postado em 28/10/2014 11:39
As autoridades de saúde dos Estados Unidos propuseram novas medidas para controlar os viajantes provenientes de países afetados pelo ebola, sem impor obrigatoriamente um período de quarentena, depois da polêmica envolvendo uma enfermeira.

Os Centros de Controle e Prevenção das Doenças, o CDC, sugeriram, sem que seja algo obrigatório, o controle de viajantes que voltem dos países africanos afetados, mas sem apresentar sintomas de doença em função dos riscos, classificados em quatro categorias diferentes.

Os CDC não determinam a quarentena de todos os viajantes, como fizeram alguns estados americanos, e recordaram que uma pessoa só é contagiosa se desenvolver os sintomas da doença.



Nos últimos dias houve uma polêmica nos Estados Unidos pela decisão de alguns estados impor quarentena a pessoas provenientes dos países mais afetados pela epidemia.

No entanto, as críticas neste sentido expressadas pela Casa Branca suavizaram as disposições de alguns estados. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, também pediu que o pessoal médico que volta da África Ocidental não seja estigmatizado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação