Jornal Correio Braziliense

Mundo

Pelo menos 20 disparos são efetuados dentro do Parlamento do Canadá

Um soldado que fazia guarda ficou ferido nas proximidades do local

Ao menos vinte disparos foram efetuados nesta quarta-feira (22/10) dentro do Parlamento canadense de Ottawa, onde a polícia persegue um ou dois homens armados, relataram testemunhas presentes no local do incidente.

Um soldado que fazia a guarda externa da sede do Parlamento foi gravemente ferido. Socorristas tentam, neste momento, reanimá-lo por meio de massagem cardíaca, constatou um jornalista da AFP. Uma das testemunhas, Marc-Andre Viau, também viu um homem ser perseguido por policial. Depois, seguiram-se "10, 15, talvez 20 disparos", provavelmente de uma arma automática.



O rapaz lançou seu carro contra os militares no estacionamento de um supermercado na cidade de Saint-Jean sur Richilieu, em Québec. Ele fugiu em seguida. Alguns quilômetros adiante, o agressor perdeu o controle do veículo e caiu em uma vala. O incidente aconteceu antes do meio-dia (horário local).

Uma testemunha contou que o motorista tinha uma faca e ameaçou os policiais antes de sair do carro. Os agentes atiraram várias vezes no suspeito, que morreu. O indivíduo, de 25 anos, tinha antecedentes e, segundo um boletim de Inteligência, estava em contato com grupos radicais. Em um comunicado, a polícia relatou que o suspeito foi alvo de investigação das "autoridades federais, incluindo nossa equipe de Investigações de Segurança Nacional Integrada em Montreal".