Jornal Correio Braziliense

Mundo

Conselho do grupo Total nomeia dois diretores para suceder Margerie

Investigações preliminares indicam que o acidente com o avião de Christophe de Margerie teria ocorrido por uma negligência criminosa da direção do aeroporto

O Conselho de Administração do grupo petroleiro francês Total nomeou dois altos diretores para suceder seu presidente diretor-geral Christophe de Margerie, falecido na noite de segunda-feira, em Moscou, em um acidente com seu jato particular, anunciou à AFP uma fonte sindical.

O novo diretor-geral será Patrick Pouyanné, até agora à frente do setor Refino e Química, e o presidente Thierry Desmarest, que era presidente de honra. Segundo uma fonte sindical, Pouyanné assumirá mais adiante como o CEO, o presidente e diretor-geral da multinacional.



Sob a presidência de Margerie, Total acelerou nos últimos anos os investimentos em exploração, para cumprir objetivos ambiciosos de crescimento da produção petroleira.

Na França, o grupo realizou uma forte reestruturação de atividades, com o fechamento da refinaria de Dunkerque, em 2010, e a reorganização da petroquímica de Carling, em Moselle, anunciada no ano passado.