Jerusalém - Vários palestinos atacaram na noite de segunda-feira (20/10), com bombas incendiárias e pedras, um dos edifícios recentemente ocupados por colonos judeus no bairro árabe de Silwan, em Jerusalém Oriental, informou a polícia.
[SAIBAMAIS]O incidente não deixou feridos nem provocou danos materiais, segundo a polícia, mas o ataque ilustra a tensão provocada pelo que os palestinos denunciam como a crescente presença de judeus em Jerusalém Oriental, onde os palestinos sonham em instalar a capital de seu futuro Estado.
O ataque teve como alvo um dos dois edifícios ocupados horas antes pelos colonos.
Silwan é um populoso bairro palestino, ao sul da cidade antiga de Jerusalém. Nos últimos meses foi cenário de confrontos entre colonos judeus, a polícia israelense e jovens palestinos.
A comunidade internacional não reconhece a anexação de Jerusalém Oriental por Israel, que por sua parte considera a cidade sagrada sua "capital eterna e indivisível".
Na parte oriental da cidade, que Israel tomou da Jordânia na Guerra dos Seis Dias em 1967, vivem 290.000 palestinos e 200.000 israelenses.