Sanaa - Pelo menos 20 rebeldes xiitas morreram nesta segunda-feira em um atentado e em combates violentos com os insurgentes da Al-Qaeda em Radah, no centro do Iêmen, informaram fontes tribais.
Os homens da Al-Qaeda detonaram um carro-bomba perto de um edifício ocupado por combatentes xiitas e capturaram 12 rebeldes nos confrontos.
Os combates pelo controle de Radah, na província de Baida, começaram após uma série de explosões na zona leste da cidade, segundo fontes tribais e das forças de segurança.
[SAIBAMAIS]
"Após as explosões, combatentes da Al-Qaeda atacaram os rebeldes (do grupo Ansarullah), mobilizados ao nordeste de Radah e em uma estrada que liga esta cidade à região de Anas", declarou uma fonte tribal.
Durante os confrontos, que demoraram várias horas, os combatentes da Al-Qaeda conseguiram cortar uma via de abastecimento dos rebeldes xiitas, que haviam entrado na região de Manaseh, reduto da rede terrorista em Baida.
A Al-Qaeda está muito ativa no Iêmen, sobretudo no sul e sudeste do país. A rede extremista ataca as forças de segurança e o exército, mas recentemente intensificou as operações contra os rebeldes xiitas.
Leia mais notícias em Mundo
Os insurgentes xiitas, supostamente vinculados ao Irã, assumiram na semana passada o controle da cidade portuária de Hodeida, no mar Vermelho, três semanas depois da conquista da capital, Sanaa.