Jornal Correio Braziliense

Mundo

Três capacetes azuis das Nações Unidas são mortos em ataque no Sudão

Os capacetes azuis cuidavam de um poço quando 'foram atacados por um grupo de indivíduos armados' em Karma

Nova York - Três capacetes azuis da missão conjunta da ONU-União Africana em Darfur (UNAMID) foram mortos nesta quinta-feira (16/10) em um ataque nessa região do oeste do Sudão, anunciou um oficial da força.

Os capacetes azuis cuidavam de um poço quando "foram atacados por um grupo de indivíduos armados" em Karma, no norte de Darfur, segundo a UNAMID.

"Dois militares morreram no ataque" e um terceiro foi ferido gravemente, falecendo no hospital, informou um oficial da UNAMID, precisando que os agressores fugiram.

Estes óbitos elevam a 61 o número de capacetes azuis da UNAMID mortos desde o início da missão, em 2007.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, ressaltou durante uma coletiva que "outubro está sendo uma mês fatal para as forças de manutenção da paz da ONU".


"Em Darfur, Mali e República Centro-Africana perdemos 14 capacetes azuis em ataques quase diários. Isto mostra o ambiente excepcionalmente perigoso no qual operam hoje os capacetes azuis".

"Os capacetes azuis deveriam poder atuar sem interferência em seu trabalho de salvar vidas", afirmou Ban.

Apenas em outubro, nove nigerianos e um senegalês da UNAMID morreram no norte do país.

Um capacete azul paquistanês foi morto na República Centro-Africana e outros quatro membros da Missão das Nações Unidas na RCA (Minusca) acabaram feridos em uma emboscada na quarta-feira, em Bangui.

A ONU tem 16 missões de manutenção da paz, em diversos pontos do planeta, mobilizando 130 mil capacetes azuis, um recorde histórico.