Rabat - Um marroquino residente na França, acompanhado de suas duas filhas francesas, de 4 e 2 anos, foi detido nesta quarta-feira (15/10), em Casablanca, no Marrocos, quando se preparava para aderir ao Estado Islâmico (EI), passando pela Turquia - anunciaram as autoridades marroquinas.
Detido no aeroporto internacional Mohammed V, esse homem, identificado apenas por suas iniciais N.R., "foi preso na França e está submetido a controle judicial", acrescentou o Ministério marroquino do Interior, em um comunicado citado pela agência de notícias MAP.
Ele estava acompanhado de "uma cidadã marroquina, com quem havia se ;juntado;. Sua esposa, de nacionalidade francesa, ficou na França", completou a agência.
O Ministério do Interior disse que o marroquino estava "ligado" a uma "célula terrorista desmantelada em 14 de agosto passado", que "se encarregava de mandar combatentes para a Síria e para o Iraque".
O indivíduo "estava em estreito contato com dirigentes extremistas do grupo terrorista Daech" (EI, em árabe), completou.
O governo espanhol informou que essa célula terrorista continua ativa na região de Tetuán, Fnideq (norte), Fez (centro) e Ceuta.