Jornal Correio Braziliense

Mundo

Líder norte-coreano Kim Jong-un reaparece em público usando bengala

O norte-coreano estava desaparecido desde 3 de setembro, quando assistiu a um concerto na capital ao lado da esposa

Seul - O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reapareceu em público usando uma bengala, após uma inexplicada ausência de quase seis semanas que provocou boatos sobre seu estado de saúde ou até mesmo um possível golpe de Estado. O dirigente fez uma visita de inspeção de um conjunto residencial recém-construído em Pyongyang, informou nesta terça-feira (14/10) a agência oficial norte-coreana KCNA.



Durante a visita ao complexo residencial, o dirigente norte-coreano estava acompanhado por altos funcionários do regime, incluindo Hwang Pyong-so, vice-presidente da Comissão de Defesa e considerado o número dois do país. "Continuamos sem saber se se recuperou de sua aparente ;indisposição; e qual era a gravidade", afirmou Kim Yeon-chul, analista especializado na Coreia do Norte da universidade sul-coreana de Inje. "O importante é que isto corrobora as observações da Coreia do Sul, China e Estados Unidos no sentido de que Kim Jong-un dirige o país com normalidade", completou.

Uma delegação norte-coreana de alto nível liderada por Hwang Pyong-so fez uma visita surpresa à Coreia do Sul no dia 1; de outubro. A visita excepcional, que resultou em um acordo para o reinício do diálogo de alto nível, foi interpretado por alguns como uma mensagem de normalidade em Pyongyang. A delegação afirmou ao governo de Seul que Kim Jong-un não tinha problemas de saúde.