Jornal Correio Braziliense

Mundo

Pelo menos 21 pessoas mortas e 60 feridas em combates ao oeste de Trípoli

As milícias de Zintan controlavam até então grande parte da capital

Trípoli - Pelo menos 21 pessoas morreram e mais de 60 ficaram feridas desde sábado em confrontos tribais ao oeste de Trípoli, anunciaram as autoridades da região, que não informaram se as vítimas são civis ou milicianos.

De acordo com testemunhas, milícias nacionalistas de Zintan (170 km ao sudoeste de Trípoli) atacaram no sábado a cidade vizinha de Kekla, que apoia os rivais islamitas da ;Fajr Líbia;.

A Fajr Líbia, uma coalizão excêntrica de milícias, sobretudo islamitas de Misrata (200 km ao leste de Trípoli), expulsou os nacionalistas de Zintan de Trípoli em agosto, após várias semanas de combates.

Leia mais notícias em Mundo


[SAIBAMAIS]As milícias de Zintan controlavam até então grande parte da capital, incluindo o aeroporto internacional.

Depois de Trípoli, a Fajr Líbia ampliou as operações ao oeste da capital, para a região de Uersheffana, aliada das milícias de Zintan e acusada de abrigar pessoas leais ao antigo regime de Muamar Kadhafi, derrubado em 2011.

No sábado, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, fez uma visita surpresa a Trípoli e exigiu o fim dos combates na Líbia, o que possibilitaria o início de um diálogo político para acabar com a anarquia institucional e a violência que afeta o país há três anos.