Jornal Correio Braziliense

Mundo

Ciclone Hudhud deixa três mortos e 370.000 desabrigados na Índia

Os ventos chegaram a atingir até 200 km/h, segundo a Agência de Meteorologia Indiana

Hyderabad - O ciclone Hudhud provocou pelo menos três mortes e muitos danos materiais neste domingo na costa leste da Índia, onde mais de 370.000 pessoas foram obrigadas a deixar suas casas.

Hudhud, considerado um "ciclone extremo", atingiu às 11H30 (3H00 de Brasília) o estado de Andhra Pradesh (sudeste), com ventos de até 200 km/h, segundo a Agência de Meteorologia Indiana (IMD). "Três pessoas morreram esta manhã", disse Natrajan Prakasam, funcionário do serviço de gestão de catástrofes de Andhra Pradesh.

[SAIBAMAIS]Duas pessoas morreram na queda de árvores e uma terceira no desabamento de um muro, segundo Prakasam. O ciclone deve afetar nas próximas horas o estado vizinho de Orissa.

A Marinha indiana anunciou em um comunicado que os navios estão posicionados na costa com médicos, botes infláveis, helicópteros e material de socorro.

A costa leste da Índia e de Bangladesh sofre com a temporada de ciclones, que vai de abril a novembro. No Japão, o tufão Vongfong seguia neste domingo para as principais ilhas do país, depois de ter deixado 23 feridos no sul do arquipélago.

O Vongfong atingiu as ilhas de Okinawa (sul) durante o fim de semana, antes de avançar para as ilhas de Kyushu e Hunshu, onde deve chegar na manhã de segunda-feira, de acordo com a agência meteorológica japonesa.