Jornal Correio Braziliense

Mundo

Governo iraniano inicia negociações 'construtivas' com a AIEA

O Irã e o grupo 5%2b1 impuseram que a conclusão do acordo global ocorra até 24 de novembro, com o objetivo de garantir a natureza pacífica do programa nuclear de Teerã

O Irã iniciou negociações construtivas com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que tenta obter detalhes sobre o programa nuclear de Teerã, afirmou nesta quinta-feira (9/10) um funcionário nuclear iraniano.

Uma delegação, liderada pelo diretor-geral adjunto da AIEA, Tero Varjoranta, esteve na terça e quarta-feira em Teerã para esclarecer os dois últimos pontos de uma série de perguntas desta agência da ONU, no âmbito de um acordo de transparência.

A AIEA esperava até 25 de agosto esclarecimentos sobre a possível dimensão militar do programa nuclear iraniano, em particular sobre uma possível experimentação em grande escala com explosivos.

[SAIBAMAIS]Em uma carta da AIEA publicada nesta semana no site da agência, Reza Najafi, embaixador iraniano no organismo, explicou que o Irã não havia respondido a estas perguntas nos prazos previstos "por culpa de sua complexidade, de informações infundadas e da falta de provas sólidas em poder da AIEA".



Estas respostas são consideradas determinantes para permitir um acordo definitivo entre o Irã e as grandes potências sobre o programa nuclear.

O Irã e o grupo 5%2b1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha) impuseram a data limite de 24 de novembro para tentar concluir um acordo global que garanta a natureza pacífica do programa nuclear de Teerã, suspeito de ter objetivos militares.