Jornal Correio Braziliense

Mundo

Tigre siberiano solto pelo presidente russo Putin foi para a China

O tigre atravessou a fronteira no início de outubro cruzando o rio Amur, no extremo oriente russo

Moscou - Kuzia, o tigre siberiano libertado diante das câmeras pelo presidente russo Vladimir Putin, cruzou o rio Amur e se encontra agora na China, anunciou um funcionário do programa russo de preservação destes felinos.

"O serviço especial de inspeção Tigre alertou à agência de vigilância de recursos naturais da Rússia que o tigre Kuzia foi para a China", declarou à agência RIA Novosti Vitali Timchenko, um dos responsáveis do programa de preservação de tigres siberianos.

O tigre atravessou a fronteira no início de outubro cruzando o rio Amur, no extremo oriente russo. As autoridades russas estão acompanhando seus movimentos por satélite graças ao colar instalado no animal antes de sua soltura, em maio. No entanto, a imprensa russa se preocupa de que os caçadores da zona possam matá-lo.



O presidente russo, que gosta de aparecer diante das câmeras com espécies ameaçadas, soltou em maio três tigres, entre eles Kuzia, no extremo oriente do país. Outros dois tigres foram libertados em junho.