[SAIBAMAIS]Washington - A Casa Branca rejeitou nesta segunda-feira as declarações do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que disse que as críticas da administração Barack Obama sobre as colônias em Jerusalém oriental são "contrárias aos valores americanos". "É estranho que ele tente defender os atos de seu governo afirmando que nossa resposta não reflete os valores americanos", disse Josh Earnest, porta-voz do Executivo, durante entrevista coletiva.
Leia mais notícias em Mundo
"São valores americanos que explicam o apoio inquebrantável deste país a Israel", prosseguiu Earnest. Durante um encontro na quarta-feira passada na Casa Branca, Obama manifestou a Netanyahu sua preocupação com o sinal verde para a construção de 2.610 novas residências em Jerusalém Oriental.
Em entrevista à rede de televisão americana CBS difundida no domingo, o primeiro-ministro israelense se declarou "desconcertado" com as reações dos EUA: "isto vai contra os valores americanos e não traz nada de bom para a paz". Israel considera Jerusalém sua capital "unificada e indivisível". A comunidade internacional não reconhece a anexação de Jerusalém Oriental, onde os palestinos querem estabelecer a capital de um futuro Estado.