Donetsk - Um funcionário suíço do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Laurent DuPasquier, foi morto nesta quinta-feira (2/10) no bombardeio registrado no centro de Donetsk, a principal cidade nas mãos dos rebeldes pró-russos no leste da Ucrânia, confirmou a instituição, manifestando sua "profunda comoção".
DuPasquier, 38, era administrador das instalações do Comitê Internacional da Cruz Vermelha na cidade, revelou um comunicado da CICV emitido em Genebra.
Funcionário da Cruz Vermelha há mais de cinco anos, DuPasquier realizou missões no Paquistão, Iêmen, Haiti, Egito e Papua-Nova Guiné, e havia chegado à Ucrânia há seis semanas.
"Estamos profundamente chocados por esta perda trágica", declarou Dominik Stillhart, diretor de operações da Cruz Vermelha.
A organização destacou que seus demais colaboradores em Donetsk estão em local seguro. A CICV tem cerca de 20 funcionários na cidade, incluindo cinco estrangeiros.
Uma equipe da AFP viu o corpo da vítima do lado de fora de uma instalação da CICV.
O centro da cidade de Donetsk foi bombardeado nesta quinta-feira, com projéteis atingindo um centro comercial, informou a prefeitura.
Este bombardeio é o primeiro ataque ao centro da cidade de Donetsk desde a trégua assinada em 5 de setembro em Minsk, de acordo com um correspondente da AFP.
O ataque ocorreu no dia seguinte aos bombardeios que fizeram 10 mortos entre a população civil nos arredores do aeroporto controlado pelo Exército ucraniano.