Jornal Correio Braziliense

Mundo

EUA registram primeira morte de criança por infecção associada a vírus raro

Os médicos investigam se existe uma relação com a hospitalização de nove crianças devido a enfraquecimento de membros no Colorado

O departamento de saúde do estado de Rhode Island (nordeste) anunciou nesta quarta-feira (1;/10) a morte de um menino como consequência de um vírus respiratório pouco comum, que está atingindo crianças nos Estados Unidos. O menino, que acredita-se que seja a primeira vítima fatal deste vírus, faleceu na semana passada como resultado de uma "septicemia de staphylococcus aureus associada a uma infecção por enterovírus (EV-68)", indicou este departamento em um comunicado enviado à AFP.

Segundo a mesma fonte, a dupla infecção "é uma rara combinação que pode provocar uma doença muito grave em crianças e adultos". O enterovírus D68 - que pode provocar problemas respiratórios e tosse - afeta mais de 400 crianças em 41 estados dos Estados Unidos, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

O surto em nível nacional coincide com a hospitalização de nove crianças devido a enfraquecimento de membros no Colorado (oeste) desde o início de agosto. Os médicos investigam se existe uma relação entre os dois sintomas.



Por sua vez, o hospital de crianças de Boston (nordeste) informou na terça-feira que várias crianças estão em observação depois de terem desenvolvido sintomas similares. "A relação entre os pacientes com sintomas similares à pólio e o enterovírus D68 ainda não é clara", disse o pediatra neurologista Mark Gorman em uma coletiva de imprensa.

O enterovírus D68 não é novo. Foi descoberto em 1962, mas seu surgimento era muito excepcional, segundo os especialistas. No ano passado foram reportados 20 casos na Califórnia, mas os especialistas não estabelecem nenhuma relação entre os surtos.