Jornal Correio Braziliense

Mundo

Terremoto deixa pelo menos oito mortos na região do Cusco, no Peru

Todas as vítimas pertencem à comunidade Mica, a mais atingida pelo tremor, que provocou a queda de 90% das r moradias da localidade andina

Lima - Pelo menos oito pessoas morreram e seis ficaram feridas com um terremoto de 5,1 graus que abalou a noite de sábado do distrito rural de Paruro, na região de Cusco, no sudeste do Peru, informou no domingo a polícia da região andina policial.

"Temos confirmada a morte de oito pessoas: um homem e sete mulheres, com quatro menores entre eles", disse à rádio local RPP o general Rodrigo Prada Vargas, chefe policial de Cusco.



Todas as vítimas pertencem à comunidade Mica, a mais atingida pelo terremoto que provocou a queda de 90% das rústicas moradias da localidade andina.

A Defesa Civil informou que pelo menos seis feridos foram socorridos. Segundo o Instituto Geofísico do Peru (IGP),o terremoto ocorreu às 21h35 do horário local (03h35 GMT) com epicentro a sete quilômetros a sudoeste de Paruro, a uma profundidade de 75 quilômetros.

As estradas que levam ao local foram bloqueadas pelo desmoronamento de terra dos morros, informou a polícia, que só conseguiu chegar pela manhã e relatou um cenário desolador.

A presidente do Conselho de Ministros, Ana Jara, anunciou em sua conta na rede social Twitter, que o governo solicitou o envio de ajuda humanitária do Instituto Nacional de Defesa Civil.