Jornal Correio Braziliense

Mundo

Congresso anual dos conservadores britânicos inicia em meio a tensões

O clima se deve a deserção de um dos seus deputados e a renúncia de um ministro envolvido em um escândalo sexual

Birmingham - A conferência anual do Partido Conservador do primeiro-ministro britânico David Cameron abriu neste domingo em Birmingham em um clima tenso após a deserção de um dos seus deputados e a renúncia de um ministro envolvido em um escândalo sexual.

A primeira má notícia veio no sábado, com o anúncio do deputado conservador Mark Reckless de que deixaria os conservadores para participar do Ukip, partido popular e anti-europeu, também reunido em congresso, em Doncaster (norte).



Muito crítico a política de Cameron, Reckless é o segundo deputado conservador a deixar o partido em poucas semanas. Ele foi precedido em setembro por Douglas Carswell, prestes a se tornar o primeiro deputado do Ukip da história do Parlamento de Westminster.

A má notícia veio acompanhada de outra neste domingo, com Cameron sendo convidado a reagir sobre a renúncia de seu ministro da Sociedade Civil, Brooks Newmark.

Este último, casado e pai de família, deixou o governo no sábado um dia antes da publicação pelo tablóide Sunday Mirror de um artigo revelando que ele teria trocado uma série de fotos ousadas com um jornalista independente que se passou por uma jovem e bonita simpatizante do partido. "Devo reconhecer que este não foi o início ideal do congresso do partido", declarou David Cameron à BBC 1.