Nova York - O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, pediu neste sábado ao Paquistão que demonstre mais seriedade para uma possível retomada do diálogo bilateral entre os dois países durante discurso na Assembleia Geral da ONU. "Desejo manter um diálogo bilateral, mas é da responsabilidade do Paquistão mostrar toda a seriedade e criar uma atmosfera" adequada para isso, declarou Modi na tribuna das Nações Unidas, em Nova York.
Modi questionou o gesto do seu colega paquistanês, Nawaz Sharif, de mencionar a delicada disputa sobre Caxemira em seu discurso pronunciado na sexta-feira. "Ao mencionar esta questão, não sei até que ponto os esforços são sérios, e muitas pessoas já estão em dúvida", disse Modi.
Em vez de nos concentrarmos nesta questão, "agora devemos pensar nas vítimas das enchentes em Jammu e Caxemira", acrescentou Modi, usando o nome completo desse estado no norte da Índia. Modi reiterou sua oferta de assistência às vítimas das enchentes no lado paquistanês do território, uma oferta improvável de ser aceita pelo governo em Islamabad.