Jornal Correio Braziliense

Mundo

EUA duvidam de informações sobre morte de líder do Boko Haram

"Os nigerianos anunciaram, em várias ocasiões, que o chefe do Boko Haram estava morto, mas sempre descobrimos que não era verdade", disse um funcionário do departamento de Estado à imprensa

Nova York - Os Estados Unidos manifestaram nesta quinta-feira seu ceticismo sobre as informações de que o Exército da Nigéria matou o líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, em recentes combates no norte do país. "Os nigerianos anunciaram, em várias ocasiões, que o chefe do Boko Haram estava morto, mas sempre descobrimos que não era verdade", disse um funcionário do departamento de Estado à imprensa.

[SAIBAMAIS]"O que li recentemente é que alguém parecido com Shekau ou algum impostor foi assassinado, e que talvez Shekau tenha morrido. Não tenho muita fé nestas histórias sem evidências", assinalou o funcionário, que pediu para não ser identificado. O ministério da Defesa da Nigéria informou na quarta-feira que Shekau está morto e que Bashir Mohammed, abatido em recentes enfrentamentos com o Exército, é um homem parecido com o líder do Boko Haram que se fez passar por ele em vídeos do grupo.

Leia mais notícias em Mundo

Mas especialistas em temas de segurança afirmam que não há provas concretas da morte de Shekau e que a foto mostrada à imprensa pelo Exército é a mesma que circula há tempos na internet. O Boko Haram luta pela criação de um Estado islâmico no noroeste da Nigéria.

A insurreição do Boko Haram e a brutal repressão das forças de segurança nigerianas deixaram 10.000 mortos desde 2009, de acordo com as autoridades da Nigéria, além de mais de 650.000 deslocados, segundo a ONU.