Jornal Correio Braziliense

Mundo

Insurgentes da Ucrânia anunciam retirada da artilharia da frente de combate

O exército ucraniano anunciou mais cedo ter iniciado a aplicação do plano, que inclui um cessar-fogo e a proibição de sobrevoar as regiões separatistas do leste

Moscou - Os insurgentes pró-Rússia anunciaram nesta terça-feira (23/9) que iniciaram a retirada da artilharia das zonas do leste da Ucrânia, onde o exército de Kiev fez o mesmo, de acordo com o plano de paz assinado no sábado. "Retiramos nossa artilharia das áreas nas quais as forças ucranianas fizeram o mesmo. Nos locais onde a artilharia ucraniana não saiu, não retiramos", afirmou à agência de notícias russa Interfax Alexander Zajartshenko, o "primeiro-ministro" da República Popular de Donestk proclamada pelos separatistas.

[SAIBAMAIS]"Tudo isto envolve as peças de artilharia com calibre superior a 100 mm", disse. Kiev e os insurgentes pró-Rússia assinaram um plano de nove pontos para acabar com um conflito que, em cinco meses, deixou mais de 2.900 mortos e 600 mil deslocados no leste da Ucrânia. O acordo prevê a criação de uma zona desmilitarizada de 30 km ao longo da linha de frente e a retirada da artilharia pesada dos dois lados.



O exército ucraniano anunciou mais cedo ter iniciado a aplicação do plano, que inclui um cessar-fogo e a proibição de sobrevoar as regiões separatistas do leste. Mas nesta terça-feira, o aeroporto de Donetsk foi cenário de tiroteios com armas pesadas entre separatistas e o exército ucraniano, que controla o local estratégico.