Wadhington - O homem que provocou na sexta-feira a evacuação de parte da Casa Branca, após pular uma grade e ter acesso aos jardins da residência presidencial, tinha cerca de 800 balas em seu carro, informou nesta segunda-feira um promotor federal. Omar González, um ex-combatente do Iraque de 42 anos, que portava uma arma branca quando entrou na Casa Branca, foi levado nesta segunda-feira a um tribunal federal em Washington, constatou a AFP.
[SAIBAMAIS]"A obsessão de González com a Casa Branca e a grande quantidade de munição (...) revelam o risco que correu o presidente", disse o promotor David Mudd. Além da munição, encontrada no carro estacionado próximo à Casa Branca, os investigadores descobriram dois machados e um facão.
Leia mais notícias em Mundo
David Mudd não mencionou qualquer arma de fogo. Segundo o promotor, o suspeito já enfrenta um processo na Virgínia por posse ilegal de um fuzil encontrado em seu veículo. Na mesma ocasião, a polícia encontrou um mapa da Casa Branca com o suspeito. O homem - descrito como um sem-teto por Mudd - permanecerá detido até a audiência preliminar, prevista para 1; de outubro.
Na sexta-feira, funcionários do governo de Barack Obama e jornalistas foram evacuados durante um breve período de tempo da Casa Branca por agentes do Serviço Secreto, após a invasão do suspeito. O presidente não estava na Casa Branca no momento do incidente, já que havia embarcado minutos antes no helicóptero presidencial "Marine One" para se dirigir a Camp David, onde passou o final de semana com a família.